História da Umbanda

Umbanda



Umbanda é o nome de uma religião afro-brasileira que mistura ensinamentos do Espiritismo de Alan Kardec, do Catolicismo e de seitas trazidas pelos escravos africanos.


Uma reunião de fiéis para um ritual de Umbanda é chamada "Gira/Sessão", dirigida por um homem ("Pai de Santo"), também ou por uma mulher ("Mãe de Santo"), também chamados de "Chefes de Terreiro". De acordo com a crença, eles poderiam incorpora espíritos de pessoas mortas, chamadas "Entidades". Estes espíritos podem ser Caboclos (índios), figura religiosas, doutores, negros africanos ou brasileiros (Pretos Velhos), etc...


Essas incorporações acontecem durante as sessões no "terreiro" ou "tenda, um apesento grande com um altar, onde os membros cantam "pontos", dançam ou apenas pedem conselhos as entidades. Durante a sessão o chefe de terreiro é ajudado por homens e mulheres chamados "Filhos de Santo" ou Cambonos. Se essa reuniões acontecem na rua, florestas, praias, ou em lugares externos em geral, são chamadas "Obrigações", onde os membros rezam e oferecem alimentos, flores, velas e presentes às entidades.


Umbanda é chamada de "macumba" por alguns brasileiros, principalmente pelos de religiões evangélicas. Mais isto é errado. Realmente, a macumba é outra religião afro brasileira denominada "Quimbanda" ou "magia negra", consederadas por especialistas de Umbanda como uma distorção por que é baseada na prática do mal, destinada a prejudicar inimigos presumidos, evocando espíritos atrasados, como "Exus", "Pomba-Giras", "Lúcefer", etc., que seria aquivalentes às criaturas do inferno dos católicos. Assim, nós devemos distinguir muito bem a difereça entre Umbanda e Macumba. Os rituais de magia branca verdadeira - a Umbanda - são feitos apenas para melhorar a vida de uma pessoa, para praticar o bem. Nunca prejudicar quem quer que seja.






DEFINIÇÃO DE ORIXÁ




Ori = Coroa; Xá = Luz.


A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”; “Espírito de Luz”. O princípio mais evoluído existente em nosso sistema, manifestado através das forças da natureza.






Definição de Orixás:




São vibrações que atuam mais fortemente em certos ambientes da natureza. Orixá é vibração e é energia.


A Umbanda cultua e manipula as vibrações dos seguintes Orixás: Omulú, Iemanjá, Oxalá, Xangô, Ogum, Oxossi, Oxum, Iansã, Nanã e Oxumaré.


As entidades que se apresentam na Umbanda sob o nome dos orixás (Xangô, Oxum, etc.) são espíritos de alta evolução que se encaixam nessas vibrações e são chamados de falangeiros de Orixás. Essas entidades dificilmente falam, limitando-se a dar passes


magnéticos através de gestos que também as identificam. Demoram pouco tempo incorporadas pois sua alta vibração cansa demasiadamente o médium, que desgasta grande quantidade de energia nessas incorporações.


a  em cima da imagem 2 vezes para ficar maior.